Quem Somos

Somos um grupo de agentes educativos da cidade – composto por museus, organizações sociais, movimentos, instituições públicas e coletivos urbanos – que promovem a reflexão e ocupação da cidade a partir da Educação.

Saiba mais:

Associação Cidade Escola Aprendiz

A Associação Cidade Escola Aprendiz, criada em 1997 na cidade de São Paulo, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Responsável pela metodologia do Bairro-escola que em 2004 foi reconhecido pelo UNICEF como modelo de educação a ser replicado mundialmente, o Aprendiz teve suas experiências sistematizadas com o objetivo de serem compartilhadas e disseminadas. Desde então, o Bairro-escola tem inspirado diversas iniciativas, sendo reconhecido e premiado por organizações nacionais e internacionais como a Fundação Banco do Brasil, o Ministério da Educação (MEC), a Universidade de Harvard e o WISE (World Innovation Summit for Education).

Dessa expertise, gerou-se o entendimento de que o papel da organização é o de contribuir no desenvolvimento de políticas e projetos de educação integral e na construção de cidades educadoras: mais democráticas, criativas e inclusivas.

Hoje, o Aprendiz tem a sua atuação pautada em dois objetivos estratégicos: Apoiar experiências comunitárias com potencial para se tornar um território educativo e atuar na elaboração e execução de políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação.

Sua atuação se organiza em três grandes programas: Centro de Referências em Educação Integral, Programa Cidades Educadoras e Aluno Presente.
contato: raianaribeiro@aprendiz.org.br

Ap?

Fundado em 2012, o Ap? (do tupi “caminho”) é um grupo de estudos das mais diversas formas de mobilidade. O grupo atua agregando estudantes e profissionais de origens e formações cada vez mais diversas. As atividades realizadas, a partir de seus estudos e projetos, buscam atingir pessoas interessadas por meio de discussões, boletins técnicos, projetos educativos, exposições artísticas, intervenções urbanas e atuação junto ao poder público sobre aspectos relacionados à mobilidade e demais questões urbanas. Recentemente, vem buscando a educação como ferramenta para repensar a relação com mobilidade, utilizando a cidade como território de aprendizagem.
contato: ape@apemobilidade.org

Instituto Catalisador

O Instituto Catalisador foi constituído como associação sem fins lucrativos, em julho de 2015, a partir de um interesse de trazer a ciência para o cotidiano das crianças, reconhecendo e valorizando os questionamentos que elas apresentam diante de tudo que observam no seu dia-a-dia. Inspirados pela intersecção de diversas áreas do conhecimento, nossos projetos valorizam a convergência de diferentes linguagens. Entusiasmado pelos princípios da Aprendizagem Criativa, o Instituto Catalisador tem se dedicado a levar a cultura mão na massa para dentro de escolas públicas e outros espaços educativos. Nossa missão é contagiar um número significativo de educandos e educadores que, através de experiências de Aprendizagem Criativa, podem se tornar sujeitos autores de seus próprios percursos e agentes de transformação individual e social.
contato:contato@catalisador.org.br

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo e é o museu de arte mais antigo da cidade. Com uma coleção focada em arte brasileira, busca aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística. O atual Núcleo de Ação Educativa surgiu em 2002 para potencializar a fruição e a compreensão das obras do acervo da Pinacoteca a públicos cada vez mais amplos. Assim, desenvolve ações educativas a partir das obras do acervo, sempre visando promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras, garantir a ampla acessibilidade ao museu e incluir aquelas pessoas que habitualmente não são frequentadoras, e incentivá-las à visitação.
contato: demerich@pinacoteca.org.br

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é o primeiro museu totalmente dedicado a uma língua. Foi implantado em 2006 no prédio da Estação da Luz, um dos mais importantes marcos históricos da cidade de São Paulo. O Núcleo Educativo do Museu implantado em sua abertura tem como objetivo criar ações que possibilitem aos visitantes uma experiência significativa com a língua portuguesa e a cultura brasileira. O objetivo maior é fazer com que as pessoas que utilizam o português – sua língua materna – tomem consciência da importância do idioma na formação cultural do Brasil, percebendo-se como agentes de construção e preservação dessa língua, e reforçando o sentimento de pertencimento ao universo cultural extremamente rico e diversificado do Brasil.
contato: marina.toledo@museulp.org.br

Movimento Entusiasmo

O Movimento Entusiasmo nasceu em 2014, por meio do encontro de amigos apaixonados por educação e animados com a mudança que é possível criarmos coletivamente. O coletivo busca, por meio de ações no centro de São Paulo, provocar mudanças profundas no aprendizado das pessoas a partir da potencialização de conexões no território local. Onde começa e onde termina o espaço de aprender? As escolas podem se aproximar do teatro que fica em frente? As pessoas podem propor atividades na escola com menos burocracias? Criamos juntos a Virada Educação, o livro Mistérios da Educação e o curta-metragem Inventolhar, e diversas ações poéticas e explorações pelo território de escolas e espaços com as quais acabamos tecendo uma relação.
contato: andre@educ-acao.com 

UMAPAZ

A Umapaz é o Departamento de Educação Ambiental e Cultura de Paz da cidade de São Paulo. Tem como propósito a difusão da educação socioambiental, visando a contribuir para que integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, crítica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais e para que se capacitem a incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta. O Programa Carta da Terra em Ação é parte da divisão de formação deste departamento e tem a Cidade Educadora como norte para as ações de transformação na cidade, identificando na Cidade Educadora uma oportunidade para a Sustentabilidade em meio urbano.
contato: lslopes@prefeitura.sp.gov.br 

Hey Sampa

Criada em janeiro de 2014, Hey Sampa utiliza ferramentas da economia criativa para discutir, engajar e aproximar os cidadãos a sua cultura patrimonial. Nascemos para transformar a visão das pessoas que vivem em São Paulo, mas não enxergam o verdadeiro potencial criativo, artístico e histórico que está ao redor. Por amor à cidade e principalmente às pessoas que dedicam seu tempo a cuidarem de sua qualidade de vida, de seu entorno e de construir sua história e suas relações, criamos uma trajetória de educação voltada ao patrimônio material e imaterial dos bairros de São Paulo, aproximando a comunidade e os espaços públicos por meio de ações culturais, palestras, cursos e atividades que desenvolvam o sentimento de pertencimento de cada cidadão e sua relação com aquele espaço.
contato: paulagcdias@gmail.com

Associação Novolhar

A Associação Novolhar atua há 18 anos no bairro da Bela Vista, também conhecido com Bixiga, com a finalidade de contribuir para a inclusão social de crianças, jovens, família e comunidade. Organiza, juntamente com outros atores da comunidade, o evento 13 na Treze, que tem por objetivo uma mobilização no dia 13 de maio em prol do resgate do patrimônio material e imaterial do bairro e fortificação dos corredores Gastronômico, Cultural, de Lazer e outras intervenções na região.
contato: paulosantiago61@gmail.com

Criacidade

É uma empresa de Consultoria e Assessoria em Projetos Sociais e Urbanos que tem como missão desenvolver projetos com foco na participação social para que todos os habitantes sejam protagonistas, partícipes, autores, construtores e criadores da cidade que habitam.

Atualmente a Criacidade realiza o Projeto Criança Fala – Escuta Glicério!, na baixada do Glicério. Por meio da escuta das crianças do território, o projeto inclui suas vozes e olhares (o que querem, pensam, sonham, desejam, suas ideias, necessidades) na elaboração e execução de projetos arquitetônicos e gestão dos espaços públicos do bairro.
contato: equipe@criacidade.com.br