O meio ambiente pode ser entendido como tudo aquilo que nos envolve: o ar, a água, as rochas, o solo. Além dos elementos físicos, é composto também por seres vivos, como plantas e animais, e as relações destes com o espaço em que vivem. Ou seja, o meio ambiente circunda a todos e influencia diretamente a maneira como cada um se relaciona com o mundo, seja vivendo em núcleos urbanos, no campo ou em meio a floresta.

Em ambientes urbanos, esses elementos costumam ser de mais difícil identificação, mas nunca deixam de estar presentes. O próprio desenvolvimento das cidades está historicamente ligado ao meio ambiente onde se situam: à beira de um rio para o acesso à água ou sobre uma colina para uma visão mais abrangente do entorno. No caso das situações adversas, mecanismos como aquedutos, pontes ou barragens eram construídos para acessar os recursos ou impedir catástrofes naturais.

Assim, o relevo, os cursos d’água, as espécies de árvores e animais são exemplos do meio ambiente do contexto urbano. A infraestrutura das grandes cidades, inclusive, costuma refletir o ambiente pré-existente do local: muitas vezes, as grandes avenidas estão situadas sobre rios canalizados e o desenhos de bairros dialoga diretamente com o relevo existente, resultando em ruas mais ou menos íngremes. Ainda assim, os elementos chamados “naturais” permanecem presentes e manifestam-se em praças ou parques.

O meio ambiente configura-se como um saber do território pois cada comunidade se relaciona com a natureza do entorno de uma forma e, pensando localmente, podem influenciar o global. Além disso, todo indivíduo tem o papel de mudar atitudes e fomentar uma consciência mais ambientalmente responsável, isto é, de ser um ator socioambiental.

PERGUNTAS DISPARADORAS

  • Quais as características geográficas da comunidade?
  • Como o meio ambiente influencia as condições de vida?
  • Qual a história e quais os desafios do desenvolvimento da região?
  • Houve preocupação ambiental nesse processo?
  • Quais os atuais desafios ambientais? Como são enfrentados?
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.