Escrito em parceria com Canteiro

Todo pessoa habita um lugar. A forma de habitar de cada cultura e extrato social varia muito, porém há um elemento universal que costura todos: o lar é a primeira referência de cada indivíduo. É o porto seguro, carregado de significado e afeto. É de onde a pessoa parte renovada e retorna ao fim de todos os dias.

A morada adequada permite lazer, estudo, planejamento, saúde mental e física, além do convívio entre família e amigos. Uma casa com muitos habitantes por cômodo, sem luz e ventilação, com vazamentos, mofo, goteira e sem a divisão adequada dos ambientes causa danos à saúde, assim como a desestruturação psicológica dos seus moradores, afetando sua esfera social e profissional.

Em um Brasil diverso, há muitas maneiras de habitar. Estes meios se diferenciam não somente segundo a região do país, mas também de acordo com a escala intraurbana. Em comunidades ou bairros ricos, a configuração física das moradias está diretamente ligada a fatores como as necessidades da vida cotidiana e os interesses imobiliários.

É significativo entender como cada povo vive e porque cada habitação possui a forma que tem: os indígenas habitam ocas; os ribeirinhos, palafitas; caiçaras, casas de pau a pique. No Sul, há casas de madeira, com fogão a lenha para esquentar; enquanto no Norte e Nordeste é preciso ventilação e beirais largos para proteger do Sol e da chuva.

A partir destas semelhanças e diferenças desdobram-se muitos assuntos que podem ser transformados em aprendizagens. Além dos aspectos culturais vistos nos diferentes lares, o aprofundamento pedagógico no tema da habitação, como um saber do território, pode redesenhar aspectos históricos, sociais e econômicos da formação de cada bairro e apresentar aos educandos novas facetas da discussão urbana.

Outra forma de propiciar discussões é por meio do mapeamento da própria casa, tanto sob a ótica do espaço quanto da cultura, ou seja, dos costumes, comidas e número de pessoas que a povoam. Esta pesquisa permite a consciência crítica do habitar e o conhecimento das distintas realidades urbanas, gerando empatia entre cidadãos.

É possível ainda explorar os sentidos de público e privado, interior e exterior, apropriação e cuidado do espaço construído, sensação de segurança e abrigo. A compreensão destas gradações pode transformar a relação entre as crianças, jovens e demais cidadãos em ambientes coletivos – desde praças, ruas e até escolas.

Assim, todos podem contribuir para o reconhecimento e sistematização da prática deste saber. Por ser uma necessidade e um direito de todos, a habitação é embrião da luta política de muitos movimentos sociais. 

PERGUNTAS DISPARADORAS

  • Que relação podemos estabelecer entre habitação e saúde?
  • Como a habitação pode ou não ser  parte da cidade, a depender da sua localização?
  • De que maneira podemos fomentar o debate sobre a importância de se viver em uma moradia adequada?
  • Você vive em algum lugar que foi “pensado” ou “desenhado” antes de ser construído? Quem “projetou” a sua casa?
  • Todas as casas da cidade são como as que vemos aqui por perto? Será que as famílias têm outros hábitos que não conhecemos?
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.