De forma a conhecer melhor a realidade das crianças a que atendem, as educadoras do CEI Aparecida das Graças Silva Roseira realizam visitas às casas das famílias. Conhecendo como cada uma delas vive, é possível adaptar o trabalho realizado na escola, sempre visando o melhor desenvolvimento das crianças. São realizadas duas visitas, uma no início do ano e outra ao final, de forma a poder observar as mudanças ocorridas ao longo do período letivo.

Planeje

  • Entre em contato com a família de todos as crianças atendidas pelo equipamento, explicando o objetivo das visitas domiciliares e sua importância para o melhor acolhimento das crianças e suas necessidades;
  • Agende com cada uma das famílias o melhor horário para realizar a visita à sua residência;
  • Organize um cronograma, estabelecendo quem acompanhará cada um dos professores nas visitas. As duplas podem ser formadas por educadores e funcionários da cozinha, limpeza ou diretoria. É importante que as visitas sejam feitas por pelo menos duas pessoas, de forma a comparar impressões;
  • Estabeleça quais os itens a serem observados durante as visitas e um pequeno roteiro de perguntas – em torno de duas ou três perguntas, para que a visita não se torne exaustiva.

Implemente

  • Realize a visita a cada uma das residências de acordo com o agendamento realizado;
  • Converse com os familiares de forma aberta e realize as perguntas definidas;
  • Atente-se ao que a família tem a contar sobre a criança, como ela é, seus hábitos e pequenos detalhes que possam ajudar a entender as necessidades do educando;
  • De volta à escola e após a visita a todas as famílias, realize uma roda de conversa por grupo ou sala, debatendo com os demais professores e funcionários os principais itens observados;
  • Estabeleça o que é comum entre as realidades observadas e discuta formas de intervir, sempre visando o pleno desenvolvimento das crianças;
  • Sempre que necessário, adapte as atividades e práticas da escola considerando as diferentes realidades observadas;
  • Ao final do ano, organize novo agendamento e realize uma segunda visita às residências, observando as mudanças ocorridas ao longo do ano e como as atividades da escola contribuíram ou não para o desenvolvimento da criança.

Registre e Avalie

  • Faça o registro das observações e escutas realizadas, buscando compreender a realidade de cada família;
  • Faça o registro do desenvolvimento observado nas crianças, entendendo como elas se relacionam em grupo e individualmente;
  • Compartilhe seus registros com as demais professoras da escola. Eles podem subsidiar ou modificar outras práticas pedagógicas.
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