Na EMEF Presidente Campos Salles os alunos se dividem em salões por ano e realizam seus estudos a partir de roteiros, independentes de disciplinas. Cada roteiro apresenta atividades obrigatórias e optativas, as quais devem ser resolvidas em aproximadamente um mês, na ordem definida pelo grupo de alunos, incentivando sua autonomia de aprendizagem.

Os roteiros servem como guias de estudos para os alunos, nos quais encontram atividades, orientações, desafios, dicas de leitura e pesquisa. A pesquisa pode ser realizada em livros ou na internet, e as dúvidas procuram ser resolvidas entre o grupo antes de ser solicitada a ajuda do educador. Terminado um roteiro, inicia-se um novo ciclo, como nova temática.

Planeje

  • Defina a quantidade de roteiros mínimos a serem desenvolvidos durante o ano por cada série ou ciclo;
  • Realize assembleias entre a turma para definir o tema dos roteiros a serem desenvolvidos;
  • Estabeleça os objetivos (intencionalidade educativa) a serem alcançados com cada um dos roteiros;
  • Pesquise e estabeleça quais serão as atividades obrigatórias e as atividades opcionais do roteiro – tais atividades podem compreender textos para leituras, indicações de pesquisa em livros didáticos ou internet, recomendação de filmes, etc.;
  • Sempre que possível, procure estabelecer pontes entre os conteúdos a serem trabalhados e a realidade da comunidade em que a escola está inserida;
  • Compartilhe o roteiro com o coordenador pedagógico, verificando a compatibilidade de todos os roteiros em sala e o alinhamento com as aprendizagem propostas e previstas pela Secretaria Municipal de Educação.

Implemente

  • Divida a turma em grupos de quatro alunos cada, com os quais irão trabalhar ao longo de todo o ano;
  • Imprima os roteiros previstos para o novo ciclo (de cerca de um mês de duração ou como for estabelecido pela escola) e entregue-os aos alunos;
  • Incentive que os alunos leiam os roteiros e definam em que ordem cada um deles será resolvido. A única regra é que as atividades obrigatórias sejam resolvidas antes das optativas;
  • Estimule a pesquisa e a resolução de desafios de forma autônoma e coletiva;
  • Estimule que os alunos sigam para além dos roteiros ao pensar cada uma das temáticas estabelecidas, procurando respostas em outros locais;
  • Incentive que as dúvidas que surgirem sejam resolvidas inicialmente entre os próprios alunos. Caso não consigam chegar a uma resposta, o professor do salão está à disposição para construir o raciocínio lógico para se chegar à resposta;
  • Organize rodas de conversa e debates com parceiros para ampliar as visões sobre o tema.

Registre e Avalie

  • Uma vez finalizado o roteiro (os próprios alunos definem quando acreditam ter chegado ao fim), realize uma conversa em torno dos objetivos do roteiro e se foram alcançados;
  • Realize a correção conjunta do roteiro e avaliação oral dos conteúdos trabalhados;
  • Fique atento às questões que surgirem nos mais diversos espaços da escola, já que delas podem nascer temas para os próximos roteiros de estudo.
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