Quem somos

O Programa Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz que desenvolve ações estratégicas para o fortalecimento dessa agenda no Brasil. Por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e território, o Programa fomenta a constituição de cidades orientadas para o desenvolvimento integral dos sujeitos.

A partir dos conhecimentos e metodologias acumulados nos 19 anos de atuação do Bairro-escola, o Programa Cidades Educadoras também desenvolve projetos que possam criar referências para a constituição de territórios educativos no país, além de identificar e apoiar políticas públicas que contribuam com seu fortalecimento.

Como estratégia para ampliar a presença do tema na agenda pública do país, o Programa leva a concepção de Cidades Educadoras a eventos, fóruns e espaços de discussão, e articula representantes de organizações da sociedade civil e do poder público em ações de incidência.

Para aprofundar a pesquisa e desenvolvimento metodológico no campo das Cidades Educadoras, o programa desenvolve esta plataforma. Voltada para gestores públicos e agentes da cidade interessados em traduzir essa concepção em práticas ou políticas, o site reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias.

Seu conteúdo é construído diariamente a partir das atividades do Programa e de seus parceiros, colocando-se como espaço de produção de conhecimento para o Movimento Brasileiro de Cidades Educadoras.