Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Publicado dia 10 de maio de 2018

Aprendizado coletivo (Crowdlearning)

Do Porvir

O aprendizado coletivo ou crowdlearning é a busca colaborativa por conhecimento. Pessoas com interesses comuns se reúnem, virtualmente ou não, para compartilhar o que sabem e criar momentos de aprendizagem informal.

Esse tipo de compartilhamento não se restringe a informações escolares, como Matemática, Física, História. O grupo pode se reunir em qualquer lugar, para aprender e ensinar sobre qualquer coisa. Culinária, Informática e Dança são exemplos de aprendizado colaborativo, assim como a criação conjunta de uma enciclopédia online.

Aprendizado Coletivo e Cidade Educadora

Na cidade educadora, a ideia de aprendizado coletivo dialoga diretamente com a ideia de ultrapassar os muros da escola e possibilitar que indivíduos colaborem com processos de aprendizagem em rede, independentemente da função que exerçam ou espaço que atuem.

Cinese.me, por exemplo, é uma plataforma brasileira que reúne pessoas que tenham os mais variados tipo de conhecimentos. Ela incentiva o compartilhamento de informações e a criação de palestras e grupos de debate.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.